Falar de Natação, nós
associamos logo a questão da melhora da capacidade cardiorrespiratória, mas não
podemos esquecer que ela também é de característica benéfica para habilidade psicomotora
do individuo, principalmente quando ainda está em sua fase de desenvolvimento.
A natação é um esporte
completo. No desenvolvimento psicomotor da criança, vai estar sempre trabalhando
a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espaciais, noção
temporal, ritmo, sociabilidade e autoconfiança.
Dos
aspectos psicomotores, a Consciência Corporal é uma das habilidades mais desenvolvidas
na criança, através das atividades motoras aplicada dentro piscina juntamente
com a exploração e o manejo do meio. Sendo assim muito importante para a
construção de sua personalidade, ou seja, a criança vai adquirir seu
autoconhecimento.
As
aulas de natação podem ser iniciadas a partir dos primeiros seis meses de vida.
As primeiras aulas são de adaptação ao meio liquido, dando a chance da criança
conhecer e confiar no professor. Até ela adquirir, será indispensável à
presença de alguém próximo, que ela conheça, pois as crianças aprendem com mais
segurança, sem medo do desconhecido.
Bem, as aulas devem ser trabalhadas
de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, pois tendo uma
aula prazerosa, ela sempre irá sentir vontade de voltar, e assim tomando gosto
pelo esporte. A partir daí podendo ser “incentivados” pelos pais e não
“obrigados”. Nada obrigado é prazeroso. Temos que dar chance para que elas
escolham qual esporte queira praticar, pois as crianças que são obrigadas a
fazerem esporte o qual não gostam ou que não tem afinidade, no futuro podem se
tornar indivíduos sedentários. E não é isso que desejamos. Portanto INCENTIVE
seu pequeno a praticar uma atividade física.
Autor(a):
Lene Fernandes Guimarães CREF 6429/ G-CE
Graduada em Educação Física - FCC
Pós Graduando em Fisiol. e Biom., aplicada ao Exercício - FFB
Personal Trainer
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