O Jiu Jitsu conhecido também como “arte suave” chegou ao Brasil em 1915 através do Conde Koma, o qual depois de ter viajado com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas. Ao chegar ao Brasil Koma conheceu Gastão Gracie o qual deu progresso do Jiu Jitsu no Brasil, fundando em 1925 a primeira Academia Gracie de Jiu Jitsu no Rio de Janeiro.
De acordo com a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, o esporte teve como sua origem na Índia, o qual era praticado pelos monges budistas, onde usavam o Jiu Jitsu para defesa pessoal. A técnica desenvolvida pelos monges foi baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e alavancas, evitando o uso de força e ate mesmo das armas.
O gasto calórico de exercícios varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo de cada um (da genética e biótipo), do tempo e intensidade do exercício. Assim, o gasto calórico numa determinada atividade, difere de uma pessoa de 90 kg e uma pessoa de 50 kg. Pode-se dizer que, na pratica do Jiu Jitsu uma pessoa de 70kg gasta em média de 12kcal/min.
Hoje a procura deste esporte pelas mulheres vem crescendo cada vez mais, não só pelo seu gasto energético, mas também por lhe proporcionar inúmeros benefícios físico e mental. O Jiu Jitsu é um esporte que faz o atleta trabalhar o raciocínio, pois para se defender ou ate mesmo conseguir finalizar/imobilizar seu adversário é preciso pensar em uma tática.
Entre outros benefícios o Jiu Jitsu desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos, diminui o stress, acelera o metabolismo, define braços, abdômen e quadril.Portanto se desejam desfrutar dos benefícios deste esporte, corra para academia mais próxima da sua casa e pratique pelo menos 2 vezes por semana.
Fonte:
Confederação Brasileira de Jiu-JitsuAutor
Lene Fernandes Guimarães
CREF 6429/ G-CE
Graduada em Educação Física - FCC
Pós Graduando em Fisiol. e Biom., aplicada ao Exercício - FFB
Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário