terça-feira, 17 de abril de 2012

AVALIAÇÃO FÍSICA, PORQUE PASSAR POR ESTE PROCESSO?



Por todas as etapas da vida, tudo e todos passam por um processo de avaliação, seja em qualquer área, por exemplo, dentro da escola é feito uma avaliação de conhecimentos, antes de passar de uma serie para outra. Assim como dentro de uma empresa, é feito um processo seletivo, para avaliar tal individuo se é adequado para atuar na empresa. Outro exemplo comum, é dentro dos consultórios médicos, para passar alguma medicação é necessário avaliar quais os sintomas do paciente, podendo então receitar a medicação correta. Sempre é feito uma avaliação ou uma análise, portanto, também para iniciar qualquer atividade física (exercício físico), todos devem passar antes por este processo muito importante, o qual não deveria ser dado como despercebido.
Cada pessoa que for começar fazer exercícios físicos, que quer obter resultados satisfatórios de acordo com suas limitações, antes de iniciar, deve procurar um Profissional de Educação Física para avalia-lo, pois somente depois desta avaliação física, poderá ser prescrito uma sequencia de atividades físicas.
Na avaliação são feitos vários questionários, os quais irão dar a oportunidade do Profissional de Educação Física distinguir as limitações, as patologias, decifrar o perfil e as condições do avaliado, pegando os dados pessoais assim como os objetivos do mesmo, esse processo inicial é dado como anamnese.
Depois da anamnese, é feito uma avaliação antropométrica, nesta etapa o profissional confere todos os dados, como peso, altura, circunferências, IMC, dobras cutâneas, diâmetros ósseos, para que possa relacionar e classificar a composição corporal do avaliado. Em sequência uma avaliação postural, podendo então analisar os desvios posturais.
Logo em seguida é feito uma avaliação neuromotora, na qual são aplicados os testes físicos, podendo então analisar as valências físicas, força ou resistência muscular e a flexibilidade.
Para completar a avaliação física, é feito testes para capturar a capacidade cardiorrespiratória do individuo, avaliando a capacidade de sustentar uma atividade física por um período longo de tempo, onde a energia seja provinda do metabolismo do oxigênio. Neste teste se faz a mensuração do VO2máx que é a capacidade máxima do individuo em captar, transportar e utilizar oxigênio.
De acordo com os dados obtidos, pode-se então direcionar uma serie de atividade e exercícios físicos para o avaliado, levando em consideração os objetivos e as limitações do mesmo. É de suma importância antes de iniciar a pratica qualquer atividade física passar por este processo de avaliação, para que possa se fazer uma triagem inicial das condições físicas do individuo e, ao sinal de qualquer patologia, encaminha-lo a um especialista médico, assim como também comparar com uma próxima avaliação e partindo disso ter a certeza de que está obtendo resultados.


Autor

Lene Fernandes Guimarães
CREF 6429-G/CE
Graduada em em Educação Física - FCC
Pós Graduando em Fisiologia e Biomecânica aplicada ao Exercicio - FFB
Personal Trainer

3 comentários:

  1. beleza professora muito show .muito importante e apartir desse poceco de coleta de dados que pode ser feito e periodizado o treino do cliente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corretíssimo!
      Pois ao conhecer seu cliente, suas limitações e até mesmo identificar o nível de aptidão física que ele tem, o próximo passo é justamente a periodização do treino, para que o trabalho com seu cliente fique cada vez mais eficiente!

      Excluir
  2. Excelente matéria milnha amiga Lene...
    Estremamente importante o conteúdo abordado e a forma que foi explanado só vem provar a sua grande capacidde profissional e autoconhecimento sobre o assunto abordado...
    Parabéns e muito sucesso em sua vida profissional!!!!!

    ResponderExcluir