segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AS PRINCIPAIS LESÕES OU INFLAMAÇÕES OSTÉOMUSCULAR

Autor: Martinho Lutero, Lene Fernandes


Nestas ultimas décadas a procura pela atividade física não vem sendo em primeiro lugar pela estética e sim por questões de saúde, ou seja, as pessoas estão procurando fazer mais exercícios físicos para diminuir alguma de suas disfunções do organismo ou ate mesmo preveni-las.  
Em nível de lesões osteo muscular, muitas pessoas chegam a procurar profissionais para que lhe auxiliem na cura ou ate mesmo pra diminuir a suas dores quando estão em crises fortes. No artigo desta semana, irá aborda alguma dessas disfunções, falando de suas principais características.




O que é Lombalgia?



Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.


O que é Cervicalgia?



Podemos definir a Cervicalgia como um quadro doloroso, normalmente resultado de uma contratura muscular no pescoço, geralmente assimétrica. Os músculos do pescoço estão sujeitos a uma tensão constante para manter a posição correta da nossa cabeça, o que poderá vir a provocar dor muscular, devido a um aumento gradual de tensão nos músculos e provocar também algum tipo de ruptura muscular, através de movimentos rápidos e bruscos.



O que é Hérnia de Disco?



A palavra hernia significa projeção ou saída através de uma fissura ou orifício, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ele é composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso.
A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hernia de disco ou a protrusão. Esta compressão poderá causar os mais diversos sintomas.
A placa terminal fica entre o disco e a vértebra supra e subjacente. Com a degeneração destas estruturas, os líquidos poderão migrar para os corpos vertebrais.  Alguns autores afirmam que este processo inflamatório e degenerativo na placa terminal pode causar dores na coluna vertebral.


O que é Osteófitos (bico de papagaio)?


Osteófitos conhecidos popularmente como bicos de papagaio, são formações ósseas em forma de gancho que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral nos seres humanos e animais em certos casos de afecções reumáticas, como a osteoartrose lombar e cervical.
A adoção de posturas erradas leva, ao longo do tempo, a lesões das articulações vertebrais. Os bicos-de-papagaio são decorrentes da protrusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem à formação de formações óssea cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, causando a aproximação das vertebras, comprimindo a raiz nervosa e causando dores e fenômenos reflexos.



O que é Tendinite?






A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta.


O que é Tendinite dos 
Extensores dos Dedos?



Tendões são estruturas que se parecem com cordões extremamente fortes, responsáveis pela fixação dos músculos nos ossos. Toda vez que o músculo se contrai, os tendões se esticam, dando-se assim o movimento desejado. O termo tendinite significa uma inflamação dessas estruturas, em geral causada por excessivo uso daquela articulação envolvida. A tendinite pode ocorrer em qualquer articulação, mas é mais comum nos punhos, nos joelhos, ombros e cotovelos. Devido à inflamação, a pessoa irá apresentar dor quando movimentar as articulações em questão. No caso das mãos, possuímos um grupo de músculos que estendem os dedos e as mãos, e os respectivos tendões passam pela parte dorsal das mãos. Da mesma forma que para a síndrome do túnel do carpo, o uso excessivo e repetitivo de certa articulação irá provocar o inchaço das estruturas presentes nas costas das mãos, provocando dor ao movimento dos dedos e punhos.




O que é Epicondilite?




A epicondilite é uma inflamação na região do epicôndilo do cotovelo. A mais freqüente é a epicondilite lateral porém ela também pode ocorrer na face interna do cotovelo. A epicondilite da face interna do cotovelo é conhecida como epicondilite medial do cotovelo. Muitas vezes chamamos a epicondilite lateral de cotovelo de tenista (Tênis Elbow), porém ela pode ocorrer em qualquer pessoa que use muito as mãos e a musculatura do antebraço. Ocorre comumente uma tendinose na origem dos músculos no epicôndilo lateral do cotovelo (extensor radial curto do carpo e extensor comum dos dedos).



O que é Artrite?




Artrite é um termo genérico para aproximadamente 100 doenças que produzem ou uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos. Ela afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo todo. As formas mais comuns são a osteoartrite, uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação, e a artrite reumatóide, uma doença inflamatória resultante de uma alteração no sistema imunológico.



O que é Osteoartrite?




Osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa que ocorre quando a cartilagem da articulação que cobre a terminação do osso é danificada ou desgastada de forma irregular, tornando a movimentação daquela articulação extremamente difícil e dolorosa. Ela normalmente atinge as articulações do pescoço, do quadril, do joelho e da coluna vertebral e é a causa mais comum de limitação funcional em pessoas idosas. A osteoartrite, segundo estimativas, afeta 90% da população acima de 50 anos, prejudicando a sua capacidade de dirigir, fazer compras, caminhar, banhar-se e fazer outras atividades rotineiras, como subir escadas e abrir latas.





O que é Artrose?





A artrose é uma doença degenerativa e não inflamatória, que afeta as articulações, causando dor e incapacidade progressiva, e pode levar à destruição da articulação e até causar a sua deformidade. Ocorre com maior freqüência em adultos de meia idade e idosos e algumas vezes não apresenta uma causa conhecida. Pode ser conseqüência de defeitos congênitos, traumatismos, infecções ou inflamações ou por sobrecarga ao longo da vida.




O que é Osteopenia?


       



A osteopenia é definida como diminuição da densidade óssea e, muitas vezes, é considerada um percursor para a osteoporose. A diferença entre os dois termos reside no fato de a primeira não ser considerada uma doença, mas um risco elevado de fraturas. O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando a perda é maior do que este percentual classifica-se a osteoporose.





O que é Osteoporose?




Osteoporose é a doença que afeta os ossos de uma maneira geral, causando perda da massa óssea, ou seja, leva a um desgaste dos ossos e redução da quantidade de cálcio no interior dos mesmo. Esta é uma doença que afeta mais comumente as mulheres após a menopausa, mas pode ocorre associada a outras doenças numa idade mais precoce ou mesmo em homens. O correto diagnóstico deve ser valorizado, pois a osteoporose pode levar a um número grande de problemas, sendo o mais comum as fraturas em qualquer parte do corpo, causando até morte em decorrência das fraturas, especialmente em idosos. Portanto, devemos regularmente procurar um médico especialista que faça um bom exame clínico e solicite uma Densitometria Óssea. Se o resultado for compatível com osteopenia (pré osteoporose) ou osteoporose, dever ser realizado um tratamento medicamento específico que aumenta a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos. O acompanhamento da osteoporose deve ser realizado com a Densitometria Óssea, sempre que o seu médico achar necessário.





O que é Condromalácia patelar?



Condromalácia patelar significa amolecimento da cartilagem. Essa condição também é conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, e trata-se de patologia crônica degenerativa da Cartilagem da articulação da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela. Esta patologia é classificada em quatro níveis distintos:

Grau I: amolecimento da cartilagem e edemas.
Grau II: fragmentação da cartilagem ou rachaduras com diâmetro inferior a 1,3 cm de diâmetro.
Grau III: fragmentação ou rachaduras com diâmetro superior a 1,3 cm de diâmetro.
Grau IV: erosão ou perda total da cartilagem da articulação em questão, com exposição do osso subcondral.

11 comentários:

  1. Espero que a materia desta semana seja muito util a todos nossos leitores...Qualquer duvida podem participar dixando seus recados que responderemos com maior satisfação...

    Atenciosamente: Martinho Lutero & Lene Fernandes...Os blogueiros da sáude!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei. É simples e objetivo. Excelente para leituras rápidas e para relembrar conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção...
      O nosso objetivo era realmente esse...
      Levar informações basicas e um conteudo que seja util para o dia-a-dia...

      Excluir
  3. Continuem acessando, e não esqueçam de se tornarem MEMBROS, pois quando chegarmos na marca dos 50 MEMBROS, iremos PRESENTEAR-LOS com algumas cortesias!!!

    Abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  4. Nesse blog cada matéria é melhor que a outra, pois cada uma é muito objetiva e com um conteúdo excelente, que tira muitas duvidas e ajuda-nos também na prevenção de algumas lesões ou doenças. Parabéns aos autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JP pelo carinho e pela atenção a nosso blog...
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  5. Obrigado JP,

    Continue acessando, pois estaremos sempre tentando contribuir com o crescimento de nossos leitores.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa de criação deste blog, pois a cada dia esta se tornando mais comum patologias desse tipo e a grande maioria da população que sofre de alguma delas não sabem ao certo do que se trata e a real magnitude do problema. Bem esclarecedor e com certeza vai ajudar muitas pessoas a terem uma melhor orientação.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Thiago Aaron pela a tenção...
      Desejamos a vc um grande sucesso em sua carreira profissional...
      Muito estudo ainda é pouco!!!

      Att: Martinho Lutero & Lene Fernandes

      Excluir
  7. Parabéns !! Lene e Martinho, continuem tá bom esse trabalho de vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou...O objetivo é levar o minimo de informação a nossos leitores...Ou aqueles que estejam sofrendo algum tipo de dor articurar...
      Continue nos acessando sempre!!!

      Excluir